A Vida é Viva – Encontrando Inspiração no Mundano

“Não pergunte o que o mundo precisa. Pergunte o que faz você ganhar vida e o faça, porque o que o mundo precisa é de pessoas que estão vivas. ” ~ Howard Thurman

A vida é muito curta para não vivê-la fazendo as coisas que você ama, com pessoas que você ama em lugares que você ama. Quando amamos algo, estamos no momento, somos inspirados e nos sentimos vivos. Todos nós tivemos a sensação de fazer algo ou estar com alguém de forma tão intensa e apaixonada que não percebemos quanto tempo passou. Nestes momentos somos verdadeiramente um com a vida. A vida está sendo convocada através de nós e estamos completamente no momento, sem deixar nenhuma construção mental de analisar o momento ou contar os minutos no relógio interferir. Esses momentos são realmente o que fazem a vida valer a pena, e se nos tornarmos conscientes e presentes no aqui&agora, podemos invocar esses momentos inspiradores em qualquer momento do dia.

Não importa onde você está, quando mudamos nossa perspectiva sobre as coisas, podemos identificar a beleza e a inspiração nas atividades normais do nosso dia a dia. Então, a vida não parece mais tão monótona. Cada “cena” de nossa vida se torna uma bela peça de arte viva que estamos observando. Assistir ao nascer do sol, ver pássaros voando, observar nossos entes queridos rirem, observar um inseto, realmente qualquer coisa… pode se tornar uma experiência incrível se nos aproximarmos do momento e vermos como tudo é milagroso.

A fim de reconhecer verdadeiramente a magia no mundano, devemos ver o mundo a partir de novos olhos. Devemos olhar para algo ou alguém de forma tão diferente para que possamos realmente enxergar isso de um ponto de vista totalmente diferente, ao ponto em que se torna novo e vívido para nós. Entrar em contato diretamente com a síntese viva de cada ser e seus aspectos. Hoje listamos aqui  algumas maneiras de mudar nossos paradigmas para que possamos ver e sentir o mundo através de uma nova perspectiva:

1. Ver a beleza no “feio”

A sociedade tenta a todo momento nos vender essa imagem de uma caixa perfeita do que supostamente acreditamos ser “lindo”. Fotos retocadas de pessoas que parecem supermodelos morando em casas de luxo dirigindo carros bonitos com famílias perfeitas. Mas quem pode dizer o que é o “certo” e o que devemos nos esforçar para ser? Se desafiamos as construções da nossa cultura sobre o que é bonito e, em vez disso, procurarmos enxergar a beleza no que parece ser “defeituoso” e na luta pela representatividade da diversidade, somos capazes de desafiar o programa que a sociedade tentou incorporar em nossas cabeças e viver de forma autêntica com a nossa própria natureza interior.

Que lindinho! Hahaha

Para ampliar o que estamos sugerindo, experimente por exemplo, ir à algum lugar que você não consideraria convencionalmente como um lugar bonito e tente encontrar a beleza no realismo da vida. Pessoas reais, vivendo vidas reais, talvez estejam lutando ou talvez estejam completamente agradecidas por algo que a maioria das pessoas consideraria natural e sem tanto valor. Quando podemos treinar nossa mente para ver a beleza na realidade, em vez do que a sociedade nos diz que é a “perfeição”, podemos encontrar inspiração em qualquer lugar e a vontade de fugir da realidade começa a se dissolver, nos trazendo cada vez mais para o que realmente é, em essência.

2. Experiencie a natureza

Estar na natureza é provavelmente o lugar mais inspirador possível. A natureza não é apressada, nem ansiosa, nem zangada ou ressentida … simplesmente é. A natureza não tem ego, nem vive com medo. Se nos tornarmos plenamente conscientes da natureza como ela é no momento presente, descobriremos que existe tanta beleza ao nosso redor que está apenas esperando para ser notada a qualquer momento. Só de ver o pôr-do-sol, ou observar a casca de uma árvore, um grupo de pássaros em voo ou folhas em uma árvore balançando no vento suave são experiências absolutamente incríveis.

d2cd8dddbd3aaf33253eb2515349e74f

Essas são coisas que a maioria das pessoas nem nota no dia-a-dia. Se passarmos apenas 5-10 minutos por dia observando esses pequenos presentes que a natureza nos deu, descobriremos que naturalmente começamos a notá-los mais regularmente. Então nos tornamos gratos pela vida que existe em nós e a força vital do “tudo que é”.

3. Observe as pessoas sem julgamento

Somos mais parecidos do que pensamos. Além das diferenças óbvias como cor do cabelo, idade, sexo, posição social, etc… todos nós temos medos, sonhos, o desejo de ser amado e apreciado. Se começarmos a observar as pessoas e tentarmos experimentar a essência delas, a experiência delas (em vez de viver em nossa mente em nossas projeções e julgamentos), observar a espécie humana se torna uma experiência incrível.

4776609c44fa1026fd3aa2c11a212a34

Observe as pessoas sem julgamento! Perceba como as pessoas falam, riem, se sentem confiantes, se sentem inseguras, sem julgá-las, apenas observando-as, pois quando tentamos olhar para as pessoas de uma perspectiva diferente, percebemos que a maioria das pessoas é realmente a mesma, que os detalhes podem ser diferentes. Observar as pessoas pode ser divertido e contemplador pois podemos trazer vida e compreensão para questões que antes só criavam distância entre nós.

d645c58b768e5f84feecb83e4367d149

4. Aja como se você fosse novo aqui

Passe um dia inteiro vendo tudo como se você nunca tivesse visto ou feito isso antes. No caminho para o trabalho, observe as ruas, as árvores e os prédios que se tornaram tão rotineiros que você nem percebe que eles estão lá, pelos olhos de alguém que o faz pela primeira vez. Coma alimentos que você ama como se estivesse apenas os experimentando pela primeira vez e experiencie tudo de novo. Vestir-se, escovar os dentes, tomar um banho em um estado de presença completa, como se você tivesse acabado de chegar a este planeta e tudo que você faz se torna uma experiência totalmente nova.

Houve um tempo em que todas essas coisas eram novas para você, e todas pareciam tão interessantes e misteriosas… mas com o tempo elas se tornaram rotina. Se nos trouxermos de volta a um lugar de presença, podemos nos tornar completamente inspirados por sensações às quais nos tornamos insensíveis ao longo do tempo. Isso torna a vida divertida novamente. Ser inspirado pelo o que a vida é realmente.

A inspiração é o precursor da motivação, que é o precursor para mudar e seguir em frente com mais clareza e discernimento do que viemos realmente fazer na Terra. Encontrar a beleza no mundano injeta amor em nossa vida. Isso faz com que o maçante pareça interessante, o chato pareça divertido e nos desafia a ver este mundo através de uma lente completamente nova. Isso expande a nossa visão e percepção de como percebemos e interagimos com a vida, trazendo novos insights que podem conter soluções para mais diversas situações pessoais e sociais que enfrentamos nos dias de hoje. Nos mantém no aqui e agora, que é onde realmente a vida vive!

Então, desafie-se a todo momento… reviva tudo em sua vida como se nunca tivesse visto ou visto antes. Você ficará surpreso ao descobrir quanto amor e inspiração você tem em sua vida o tempo todo, apenas esperando que você perceba isso.

~*~

Ahooo! Viva a vida ❤ Que esse texto possa te inspirar a cada vez mais estar AQUI&AGORA.

Lindas reflexões de Nikki Sapp para o Fractal Enlight.  ; Traduzido e modificado por YanRam para O Grande Jardim.

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Anúncios

Sobre YanRam

Capricorniana com a cabeça nas nuvens e o pés na terra. Parte do mistério e eterna aprendiz. Massoterapeuta em Divina Massagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s