Cura & Libertação com as Terapias Alternativas

 

Vamos vivendo nossas vidas, caminhando e nos deparando com diferentes situações que nos ensinam mais sobre a vida, o estar e o ser. Mas as vezes, algumas dessas situações vem a nos machucar, ferem nosso coração e geram ali uma ferida que custa a cicatrizar… Mas a vida continua e seguimos vivendo, oprimindo a ferida cada vez mais para dentro de nós, evitando olhá-la diretamente e só de pensar em tudo que aconteceu, dói novamente, como se nenhum dia tivesse passado desde aquele trauma.Quanto mais nos forçamos a não lidar com essa dor, maior ela fica e mais difícil caminhar se torna… Passamos então a viver em tristeza, o medo e o vitimismo passam a ser um padrão mental que se manifesta em todas as áreas da nossa vida, a forma que olhamos para a vida e tudo que nos rodeia muda e isso afeta o cotidiano, o trato com as pessoas, o trabalho, os amigos e a família.

A percepção da vida e do estar vivo é simplesmente medonho e aterrorizante. A medida que essa ferida continua aberta, ela infecciona e se torna maior que nós mesmos, maior que qualquer esperança e vontade de continuar, vindo até se manifestar no corpo físico através de doenças, mas a verdade é que, pelo fato de doer tanto e de ser tão sofrido é que ela deve ser trabalhada e curada com muito amor pois um grande ensinamento se enconde dentro dessa dor.

Por mais que gostemos de enganar a nós mesmos (e olha que gostamos mesmo de fazer isso) e nos auto-sabotar, sempre chegará o momento em que a dor de continuar negligenciando a nós mesmos será maior que a dor do próprio trauma, e nesse momento, nosso coração nos chama, nos grita e clama para ser ouvido e libertado por meio do amor e do perdão! O caminho da cura começou… Te convido a olhar para si mesmo a partir de agora com compaixão, paciência e esperança. Você é especial e digno de todo o amor que existe no Universo, então permita-se a conhecer a si mesmo e relembrar quem você é verdadeiramente, além de todas as dores e traumas.

Nesse caminho, há muitas ferramentas disponíveis que são aliadas para lidar com as dores e incertezas com calma e tranquilidade, abrindo espaço para sentir você mesmo com o coração ao invés da mente de uma forma calorosa e aconchegante, te levando até o centro de você mesmo. Mas te aviso que o caminho do auto-conhecimento, de cura & libertação é árduo e que talvez, em algum momento, você sinta vontade de desistir, mas lembre-se de que, quando esse sentimento aparecer, é aí que você deve persistir com mais afinco, pois na próxima porta, com certeza algo maravilhoso novo te espera.

Partindo do princípio de que nosso corpo não é apenas físico, mas que também existem outras camadas como o corpo mental, emocional e o espírito que juntos formam a matéria por qual nossa manifestação é possível, estudaremos algumas terapias alternativas de grande poder que entram em contato direto com todas essas camadas do nosso Ser.

Tais camadas são:

painel-corpos1-e1486260999263.jpg

O Nosso Corpo é o Espelho da Nossa Vida

Tudo começa na nossa consciência. Tudo o que nos acontece na vida e tudo que acontece com o nosso corpo começa por alguma coisa que aconteceu na nossa consciência. A nossa consciência é quem nós somos, a nossa experiência de Ser. Nós decidimos que ideias aceitar e quais rejeitar. Nós decidimos o que pensar e o que sentir. Quando estas decisões nos provocam resíduos de stress, experimentamos stress no nosso corpo físico. Nós sabemos que o stress cria sintomas. A pergunta interessante é: “Que tipo de stress cria cada sintoma?” Quando somos capazes de quantificar este processo, também somos capazes de ver o corpo como um mapa da consciência, relacionando sintomas específicos com o stress e com formas específicas de ser.

Em nosso corpo existem os Chakras, que são centros de energia do corpo humano, pelos quais flui a energia universal (chi ou prana). Eles são ao mesmo tempo transmissores e transformadores de energia, uma vez que a sua função é cuidar do desempenho do nosso ser físico, mental, emocional e espiritual. Portanto, para um corpo manter-se saudável em todos os níveis, a energia dos chakras deve sempre estar em harmonia. Então é correto afirmar que nosso corpo energético é um reflexo dos nossos sentimentos e pensamentos, do nosso estado mental e emocional. E como já vimos anteriormente, nosso corpo energético é a nossa Aura que emana, atrai ou repele energia. O que a nossa Aura vai emanar, atrair ou repelir depende de nossa saúde emocional. Por isso, a importância de manter equilibradas as nossas emoções, ou se preferir, nossas reações emocionais. E um bom equilíbrio de nossas emoções começa com a qualidade de nossos pensamentos, de nosso padrão mental.
Portanto, se nosso pensamento tem o poder de influenciar nossos sentimentos e com eles os nossos comportamentos, ele também tem a capacidade e o poder de transformar as nossas ações e com elas, nossos resultados. A autora Louise Hay afirma que nossos pensamentos são os geradores de nossa realidade. Se cultivamos pensamentos felizes, então nossa realidade será o reflexo desta felicidade. Pensar é criar e o Ser Humano é o único que possui na face da Terra a extraordinária capacidade de criar e modificar realidades usando a força do pensamento. Então, que a façamos de forma nobre e consciênte.

Segundo a tradição oriental, as doenças são o resultado de um desequilíbrio energético, ocasionadas por um acúmulo ou uma carência de energia em alguma parte do organismo. Tal desequilíbrio energético pode ser originado por problemas emocionais, mentais, ou mesmo espirituais e passa a manifestar-se com disfunções e distúrbios no corpo físico. Por isso a importância de agir terapeuticamente sobre os Chakras. Ao harmonizá-los podemos reequilibrar os distúrbios físicos e as desarmonias energéticas. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris conforme mostrada na imagem acima. Cada Chakra trabalha um tipo de energia em nosso corpo, que em síntese é resumido nesse ensinamento ancestral:

“Diz a velha curandeira da alma: não dói as costas, dói a carga. Os teus olhos não doem, dói a injustiça. Não dói a tua cabeça, doem-te os pensamentos. Não dói a garganta, dói o que não se expressa ou se exprime com raiva. Não dói o estômago, dói o que a alma não digere. Não dói o fígado, dói a raiva. Não dói o teu coração, dói o amor. E é ele, o próprio amor, o que contém a medicina mais poderosa.” 

As Terapias Alternativas

Terapia (do grego: θεραπεία – do verbo therapeúo, “prestar cuidados médicos, tratar”) é a arte de tratar ou prevenir doenças em nossos corpos por meio de práticas médicas, sejam elas ocidentais ou orientais. Nós aqui no Ocidente, ainda estamos engatinhando na compreensão do corpo do homem como um Todo com a Natureza por meio da Medicina Tradicional, mas tal sabedoria sempre esteve com os povos ancestral dessa terra – e os povos do Oriente sempre estudaram o homem desta maneira, como um espelho de sua psique e emoções, e mesmo com o avanço tecnológico, tal conhecimento não foi perdido nem abandonado, mas sim atrelado, aumentando os potenciais curativos de suas técnicas. Atualmente, nós estamos relembrando todo o conhecimento indígena e ancestral das Américas, e graças a isso, muitos de nós já estamos nos beneficiando das práticas alternativas de prevenção e cura que integram corpo & mente & coração.

Fitoterapia

A fitoterapia é a cura de doenças por meio da utilização de plantas – uma prática ancestral que surgiu há milhares de anos, sendo a única fonte de cura para diversas doenças enfrentadas pelo ser humano durante muito tempo.

homeopatia-e-fitoterapia.jpg

É por meio das ervas que até hoje nos curamos, mas na medicina tradicional a planta/erva é sintetizada em cápsula e o resultado final deste processo é uma droga poderosa com diversos efeitos colaterais. No entanto, esta medicação não carrega todas as interações importantes que faziam parte do composto original da planta. Já fitoterapia permite que o próprio corpo seja capaz de identificar o problema e combatê-lo.

Leia também: Pronto Socorro Ancestral: As Ervas Medicinais,  Antibióticos Poderosos da Natureza e Curando os 7 Chakras com Ervas e Plantas

Florais

A Terapia Floral é uma das terapêuticas vibracionais. Hoje, não mais denominada como
terapia holística, mas sim como uma terapia integrativa (ou complementar), criada e posta em prática nos anos 30, pelo médico inglês Dr. Edward Bach e reconhecida, de fato, em 1983 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É um elixir da vibração da flor e cada uma delas tem uma energia única que pode ser usada para determinadas situações.

df1ae7e43608e4d83a48e7bbd70b6e17

É um método de cura natural e eficaz. A Confederação Brasileira dos Terapeutas Florais (CBTF) define Terapia Floral como “uma terapia complementar que possui um corpo teórico e um modelo de atuação prática direcionada para o indivíduo e não para a doença, busca o resgate da paz e da unidade entre alma e personalidade através da educação da consciência, harmonizando sentimentos, emoções e pensamentos no Ser. Para isto se utiliza de Essências Florais e Vibracionais dentro de um contexto de aconselhamento”. 

Essências florais são indicadas sempre que quisermos trabalhar visando, principalmente, o equilíbrio dos corpos emocional e mental, auxiliando o individuo no seu processo de vida. De acordo com as pesquisas feitas até agora, sabe-se que as essências florais funcionam eficazmente em:

  • Situações agudas e de emergência e estados emocionais passageiros;
  • Emoções profundas e traços de personalidade;
  • Trabalhos de autoconhecimento.

Não há limites de idade para a utilização dos florais podendo ser utilizado desde a
gestação até a velhice, observada a devida adequação a cada caso. Recém-nascidos, crianças e adolescentes apresentam respostas rápidas e positivas à utilização dos florais. É importante ressalvar que a utilização dos florais não substitui tratamento médico e/ou psicológico. Os florais podem ser utilizados paralelamente aos medicamentos alopáticos prescritos e estes, só podem ser suspensos por orientação do próprio médico. Também é possível cuidar eficazmente de animais (de pequeno ou grande porte) e de plantas com as essências florais.

Meditação

A meditação é uma atividade extremamente relaxante e nos auto releva o que precisa ser analisado, revisto, mudado, a raiz de nossas dores emocionais e mentais, os perdões não dados, as palavras não ditas, tudo aquilo que de alguma forma enterramos dentro de nós mesmos e que ainda nos causa algum tipo sofrimento, ansiedade ou angustia.

f9d1b5f5f6c164c51c0ccbb1fa348030

Mas muitos de nós se perguntam como meditar e até desistem logo depois de algumas tentativas por conta da frustração em perceber que sim, a mente é barulhenta e sim, a mente abomina o vazio, portanto tentar controlá-la da noite pro dia só resultará em frustração, sendo que há muito o que se aprender com você mesmo, todas as respostas para todas as suas perguntas já estão dentro de você, como diria Rumi, “Você é a única pessoa que você procura”.

Existem diversos métodos e abordagens que nos ajudam a entrar nesse estado meditativo que se encaixa e ressoará de maneira diferente em cada um de nós individualmente. Aqui no Grande Jardim há alguns caminhos para você, como as Meditações Guiadas e o Reino Livre do Tempo. Ambos artigos vão te ajudar e ensinar a meditar, cada um a sua maneira.

Leia também: Meditações e Afirmações para Curar cada um dos Chakras e Pesquisas de Harvard revelam como a meditação age no corpo 

Reiki

A palavra Reiki é a junção de duas palavras japonesas: Rei; a essência energética Cósmica que permeia todas as coisas e a palavra Ki que significa a energia vital individual que flui e mantêm todos os organismos vivos. Se o nível de “energia vital” apresentar baixos indíces, nosso corpo se torna mais propenso a doenças, mal estar e estresse. Ao restabelecer o nível de energia a índices normais, passamos a nos sentir mais felizes, bem dispostos, saudáveis e até mesmo mais seguros de si.2f7eaa414e82088327535d162ad58c89

As técnicas de aplicação do Reiki favorecem a reposição de energia, a redução do estresse, o relaxamento, dentre outros benefícios corporais, espirituais e emocionais. O tratamento é feito através da imposição das mãos. O aplicador paira as mãos, sem mesmo tocá-las, sobre o corpo do receptor em pontos específicos relacionados aos nossos centros de energia. Ao receber o Reiki é muito comum a pessoa sentir-se extremamente relaxada minutos após o incio da sessão.

Leia também: Os 7 Arcanjos e seus poderes de cura

 

Massoterapia

A palavra massagem vem do grego: masséin que significa apertar ou amassar. A massagem é uma prática ancestral e seus relatos mais antigos datam 5000 anos. Nas culturas antigas do Ocidente e Oriente, o massagista era médico e o próprio pai da medicina ocidental, Hipocrates (460AD – 370AD) dizia que um bom médico deveria saber amassar. A arte curativa de massagem tem sido há milhões de anos usada e explorada na medicina holística. Seus efeitos são profundos, nos levando a entrar em comunhão com nossos corpos e suas sensações, sendo um espelho que re-educa o toque.

95b2455eaa7717f299c756d97d04a647

O toque humano com boas intenções por si só faz com que nos sintamos acolhidos e nos traz uma conexão maior à consciência corporal, por isso a massagem é tão eficaz e pode aliviar e curar vários tipos de doenças ou dores, além de aliviar o estresse liberando hormônios de relaxamento. O massoterapeuta trabalha com diversas técnicas diferentes, tanto orientais quanto ocidentais, que são usadas no tratamento específico de cada paciente.

É também uma terapia de prevenção de doenças, então muito antes da possibilidade da doença ou da dor aparecerem no corpo físico, sua mente&coração são trabalhados por meio da massagem terapêutica. Todos nós precisamos nutrir e dar suporte de tempos em tempos e há ocasiões em que um massagista qualificado pode nos ajudar muito mais do que podemos ajudar a nós mesmosnão apenas em relação ao músculo físico e sua tensão, mas também em liberar emoções paralisadas em nossos bloqueios internos, como traumas, que são acumulados graças ao stress (doença moderna) que nos envolve nos labirintos das grandes cidades. E muitas vezes, a maioria de nós nem sequer estão conscientes de, porque temos incorporado-los profundamente em nossos vasos físicos através da nossa mente e da tensão padronizada.

Acunputura

A acupuntura é uma terapia milenar que surgiu na China, ela funciona a partir da estimulação de pontos por meio de agulhas nos Meridianos , que são os canais de energia vital (chi). Ao inserir as agulhas em tais pontos, há um estimulo das terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo: doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite; doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças; problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca; problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia; portopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide; distúrbios de sono como insônia.

Auriculoterapia

A auriculoterapia chinesa segue os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, porém o estímulo mais comum é através de pressão de pontos localizados na orelha que é visto como um micro-sistema do organismo humano e cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão. Trata-se de uma técnica antiga que vem sendo utilizada até os dias de hoje e serve para promover alívio das dores, enxaqueca, trata a insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico.

Esta técnica desenvolveu-se há milhares de anos a partir de conhecimentos antigos relatados em livros encontrados pela arqueologia, onde eram descritas as ligações dos órgãos do corpo, sistemas e membros, com os pontos auriculares.  A auriculoterapia pode fornecer ao cliente conforto e bem estar psicológico sem o uso de medicamentos químicos, dos quais muitos se tornam dependentes.

Exercícios – Yoga, Lian Gong, Tai Chi…

O que é um exercício? É simplesmente se mover consciente do movimento? Ou é um movimento com intenção de colocar em movimento a energia do seu corpo para algum fim? Tudo é exercício, o tempo todo. Mas quando reservamos um tempo para apenas nos movimentar, sentindo nossa respiração, com uma série específica, essa energia é amplificada e nos conectamos ainda mais com nós mesmos, nos levando ao auto-conhecimento por meio do simples ato de se mover, percebendo mente&coração. Existem muitos tipos de esportes, técnicas simples até as mais elaboradas para que qualquer um possa, à sua maneira, colocar seu corpo em movimento e ativar a liberação de endorfina (hormônio da felicidade).  

Ah, e vale lembrar também que não se faz necessário todo treino ser longo, até mesmo 20 minutos por dia já impactam de forma extraordinária a rotina! Como toda atividade, essa também requer prática e paciência 😉 Lembre-se, devagar e sempre. Uma vez que você se sente mais conectado com o seu corpo, você saberá quais tipos de práticas, posições ou movimentos são melhores para você. Os exercícios de Yoga, Lian Gong, Chi Gong, Tai Chi, Kung Fu… todos esses, buscam trabalhar o Chi (energia vital) e ampliá-lo de forma consciente, além de serem mais calmos e lentos, são também exercícios fisioterápicos que estimulam membros congelados ou com pouca mobilidade. Caminhar, andar de bicicleta, dançar também são estímulos incríveis que trazem muito mais energia e bem estar para a nosso cotidiano.

Leia também: A Sabedoria e Intuição do Corpo Exercícios Medicinais do Tao – John Dudgeon (1895)

~*~

Existem diversas maneiras de entrar em contato com você mesmo, com suas orientações e intuições, se libertar das amarras e curar as feridas… Tirar a mochila das costas e caminhar levemente pela vida, aprendendo e ensinando a amar tudo que existe, inclusive você mesmo. Tenho certeza que alguma dessas terapias irá te ajudar nesse caminho! E saiba, que quando um ser desperta para a realidade interna, todo o Universo festeja junto com ele ❤ O TODO É AMOR. EU AMO. GRATIDÃO Pachamamita pelo espaço

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Elaboração de YanRam para O Grande Jardim.

Fontes: Quanto mais Reiki Melhor, Tudo ElaDicas de MassagemFloral na net. , Tua Saúde. Diana Biomédica, Nayara Marques MassoterapeutaImagens – Pinterest.

Leia também: 

Anúncios

Sobre YanRam

Capricorniana, com a cabeça nas nuvens e o pés na terra. Parte do mistério do Multiverso. Eterna aprendiz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s