10 Provérbios Ameríndios para Inspirar o Buscador Sábio que há em Você

“O que é a vida? É a luz cintilante de um vaga-lume na noite. É a respiração de um búfalo no inverno. É a pequena sombra que atravessa a grama e se perde no pôr do sol. ” ~ Blackfoot.

Deve haver centenas de tribos nativas americanas espalhadas por toda a América até hoje e ainda assim, elas estão todas ligadas pelo mesmo amor e temor pela natureza. Suas vozes são suaves e usam palavras simples, mas sua mensagem é sempre clara e profunda. Aqui estão algumas citações embebidas na sabedoria das antigas tribos:

“Eu estive no fim da terra,
Eu estive no fim das águas,
Eu estive no fim do céu,
Eu estive no fim das montanhas,
Não encontrei ninguém que não fosse meu amigo.” ~ Navajo

Os navajos compartilham uma relação muito próxima com a natureza e são reverenciados por todas as tribos. A natureza forma uma parte importante de suas cerimônias, pois reativa nossa conexão com a fonte e nos lembra de nossa verdadeira divindade. Este ditado é sobre entender que toda a natureza é um presente e quando você percebe a interconexão de todas as coisas, você recebe o amor ilimitado.

native-american-by-Zoundsheeler-deviantart-376x501

“Nosso primeiro professor é o nosso próprio coração.” ~ Cheyenne

Como Rumi disse, “Se a luz está em seu coração, você encontrará o caminho de casa.” Confie em seus instintos, ouça os sussurros do seu coração. Pode não ser tão alto quanto a raiva da mente, mas é a única coisa que vale a pena ouvir e seguir.

“Não tenha medo de chorar, isso libertará sua mente de pensamentos tristes.” ~ Hopi

Chorar é um ato de deixar ir e se render ao momento. A mente pode estar confusa, mas o corpo responde em perfeita harmonia com o coração.Derrame suas lágrimas, elas são as manifestações físicas do trauma espiritual e emocional. Quando eles são dispersos, a mente, o corpo e o coração se sentem mais leves e sem peso.

“Não há morte, apenas uma mudança de mundos.” ~ Duwamish

A energia não pode ser destruída, apenas transformada e transferida de uma forma para outra. Os Duwamish acreditavam que a “morte” é simplesmente uma jornada para outro mundo. Eles também acreditavam que tudo foi criado pelo Grande Espírito que reside em todas as coisas e todos nós retornamos a essa fonte após a morte.

Os pensamentos são como flechas: uma vez liberados, eles atingem seu objetivo. Guarde-os bem ou um dia você pode ser sua própria vítima. ”~ Navajo

Os navajos eram pessoas pacíficas que só lutavam para defender sua terra, gado ou comunidade. Eles entendiam o poder dos pensamentos e aqueles que estavam no controle de seus pensamentos, também podiam controlar suas vidas.

Uma vez que você age em seus pensamentos, não pode ser desfeito e tem tanto efeito sobre você quanto sobre a outra pessoa ou coisa. É por isso que é importante fazer um esforço consciente para transcender o pensamento negativo.

“A lei do homem muda com sua compreensão do homem. Somente as leis do espírito permanecem sempre as mesmas. ”~ Crow

O homem é limitado em sua percepção, ligado ao reino físico. Portanto, seus princípios estão sempre mudando ao lado de sua percepção. A lei universal é inabalável, abrangente e não requer pensamento e debate para se impor. Os índios Crow ou Pessoas Pássaros acreditavam em imergir-se profundamente no ritmo da natureza, de modo a estar em sintonia com as leis do espírito.

715d325fcc5ae26c530b68461491ef74

“Quando mostramos nosso respeito pelos outros seres vivos, eles respondem com respeito por nós.” ~ Arapaho

Todos os seres reconhecem a presença e o espírito um do outro na natureza. Somente a humanidade pensa que é superior à natureza.

No entanto, as tribos nativas americanas sabiam que o respeito era o fio condutor da coexistência pacífica. Antes e depois de uma caçada, era uma tradição fazer uma oração, agradecendo ao animal pela sua nutrição e vida, que passava a viver dentro de cada um deles.

“Fique em silêncio e a terra falará com você.” ~ Navajo

A relação entre o homem e a terra é como uma dança cósmica. Mas o homem nem sempre pode liderar, ele deve aprender a seguir o ritmo e, ao fazê-lo, a terra lhe revela sua própria intuição. Quando a mente está cheia de caos, ela é obscurecida por preocupações e medos. Na quietude, o corpo relaxa o suficiente para deixar a razão entrar e ser guiado pela intuição.

“Se nos perguntamos com frequência, o dom do conhecimento virá.” ~ Arapaho

Como Albert Einstein disse: “Aquele que não consegue mais parar para admirar e ficar extasiado de admiração é tão bom quanto um morto; seus olhos estão fechados. ”A curiosidade é desprovida de julgamento, preocupação ou previsão. O insight vem em uma fração de segundo, se nos abrirmos para pura maravilha. Desta forma, os Arapaho acreditavam que nos tornamos o caminho da flecha que estamos tentando atirar e as madeiras que estamos tentando mapear.

“Se um homem é tão sábio quanto uma serpente, ele pode se dar ao luxo de ser tão inofensivo quanto uma pomba.” ~ Cheyenne

Com sabedoria vem a compaixão. Era uma percepção comum entre os Cheyennes que aqueles que se concentravam na força serviriam à tribo como guerreiros, mas aqueles que lideravam o bando por meio de sua sabedoria não precisavam se sujeitar à guerra. A contribuição do sábio é de um tipo mais gentil e sutil, mas o mais importante e mais poderoso.

~*~

Artigo de Pia para o FractalEnlig. Traduzido por YanRam para O Grande Jardim.

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Leia também:

Anúncios

Sobre YanRam

Capricorniana, com a cabeça nas nuvens e o pés na terra. Parte do mistério do Multiverso. Eterna aprendiz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s