Pronto Socorro Ancestral: As Ervas Medicinais

A Terra possui uma vasta diversidade de seres e todos os reinos compartilham entre si suas habilidades, forças e energias, e o reino vegetal é riquíssimo em alimentos para o corpo e para a alma! Mas, esses conhecimentos tão antigos, desde antes de nossas avózinhas, hoje já não é lembrado por muitos de nós e acabamos esquecendo como curar a nós mesmos através das puras manifestações de Gaya. Mas, hoje listamos aqui uma série de ervas fáceis de encontrar e de cultivar que você consegue resolver inúmeros problemas de saúde! Alfavaca: melhora a digestão, elimina o cansaço físico e mental, revigora. Pode ser usada na forma de chás, sucos e também como tempero. Auxilia no tratamento e cura a afta, amigdalite, angina, aumentaa lactação, hidrata bico do seio rachado, trata bronquite, catarro, cólica, debilidade de nervos, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de cabeça nervosa, dor de garganta, enxaqueca, espasmo, espinha, febre, ferida, flatulência, fraqueza, frieiras, furúnculo, garganta, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, picada de inseto, problemas digestivos, resfriado, reumatismo, tosse, tuberculose pulmonar, vermes, vômito.

Alho: sabiamente o alho é conhecido por suas propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, anti-microbiana e anti-oxidante. Uma ótima dica é preparar uma bebedura de alho! Basta colocar 200 gramas de alho e água em uma jarra vidro e deixá-lo exposto ao sereno da noite durante 15 dias. Depois disso, passe a tomar uma colher de chá em jejum. É proteção completa contra doenças de baixa imunidade (gripes, resfriados).

Arruda: Elimina dores de cabeça e limpa os órgãos sexuais, pode ser usada na forma de chás e banhos. Empregada como emplasto no peito para combater a tosse.

Balsamo ( folha de fortuna, balsamo, saião): Cicatriza cortes e feridas. O suco dessas folhas tomado em jejum durante trinta dias cura gastrite, úlceras de estomago de duodeno,  ulceras varicosas.

Camomila: Digestivo, laxante suave e cicatrizante de feridas superficiais e profundas, desde cortes até ulceras varicosas. Para feridas externas, deve-se fazer um chá bem forte e lavar os ferimentos de três a cinco vezes por dia. Quando se tem feridas internas, recomenda se também tomar o chá. Essa erva também pode ser usada em casos de dores de cabeça, recomenda-se fazer uma compressa com o chá e deixá-lo na testa por pelo menos 15 minutos. A Camomila também pode ser utilizada em banhos de assentos e evaporizações do útero, que irá limpar e cicatrizar ferimentos internos. 

Cavalinha: Cicatrizante, mineralizante, recupera células danificadas em caso de queimadura por fogo, água fervente, produtos químicos e exposição ao sol. Nestes casos faz se um suco bem forte e aplica se compressas. O chá de cavalinha cura hemorroidas, varizes, elimina doenças do aparelho digesto e gênito urinário. Combate a candidíase e emagrece.

Calêndula: Adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida. Muito utilizada no tratamento acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras no seio, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações tanto como infusão (chá), cataplasma e para o uso de limpeza uterina como vaporização ou banho de assento.

Ervas doce (anis, funcho, endro): cura doenças do aparelho respiratório através de chás e também é usada para acalmar os ânimos, diminuir gases, retenção de líquidos, cólicas e problemas no estômago.

Espada de São Jorge: Na forma de banhos acalma o sistema nervoso central e periférico melhorando a qualidade do sono. Como compressa ajuda a eliminar as dores da coluna.

Gatária: Calmante natural e normaliza pressão arterial. Combate diarreia e cólicas que as acompanham, duas ou três colheres da infusão diárias aliviam as cólicas de crianças e idosos. É indicada também no caso de catarro brônquico e na eliminação de gases intestinais. Alivia resfriados e febres, provoca transpiração e ajuda a recobrar o equilíbrio pelo efeito calmante, permitindo um sono reparador. A infusão é indicada para diminuir as cólicas menstruais e a dor de cabeça. Como fomentação, é usada para reduzir o inchaço causado por torceduras e picadas de insetos.

Goiabeira: Os brotos da goiabeira combatem diarreia e desidratação e a polpa da goiaba madura elimina manchas da pele. 

Guaco: São recomendados os chás para tratamento de tosses, gripes e resfriados, bronquite, infecções de garganta e de pele, reumatismo, rouquidão, asma, febre alta e alergias. Suas principais propriedades são: expectorante, bronco-dilatador, antisséptico, antiasmático, cicatrizante, antirreumático, febrífugo e sudorífero.

Hortelã: Energético para pessoas debilitadas, combate verminose e também pode ser usado em forma de banho energizante.

Junco:  adstringente, afrodisíaca, anti-helmíntica, anti-histamínica, anti-inflamatória, antipirética, carminativa, diaforética, diurética, estimulantes, vermífuga e estomáquica. Usada para combater a diarreia, febre, gripe, sarampo e aumenta a imunidade.

Limão (qualquer espécie): O suco de limão com uma pitadinha de sal elimina gripes e resfriado imediatamente, combate a rouquidão e melhora o paladar. Uma ótima dica é ingerir água com gotas de limão pela manhã para aumentar a fluidez do metabolismo e limpar as toxinas geradas pelo corpo durante toda a noite.

Melissa ou Erva Cidreira: normaliza a pressão arterial, acalma o sistema nervoso e combate a insônia. Possui qualidades adstringentes, analgésicas, antialérgicas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antissépticas, diuréticas, relaxantes, sudoríferas e cicatrizante.

Pata de Vaca: diurética, analgésica, hipoglicemiante, depurativa, previne e trata anemia, problemas renais e urinários e reduz a concentração de colesterol e diabetes. Ainda é capaz de tratar problemas na vesícula, fígado, baço e estômago, diarreia, doenças cardíacas, prisão de ventre, hemofilia, gota, hipertensão arterial e cálculos na bexiga.

Sete sangrias: Melhora circulação do sangue, elimina dores nas pernas  e ótimo remédio para as doenças reumáticas. Auxilia no tratamento de casos de pressão alta, problemas respiratórios, na pele e arteriosclerose. 

Tanchagem: Com suas semente maceradas no óleo vegetal elimina inúmeras doenças do tubo  digestivo desde a língua até o reto. E anti-inflamatória baixa febre elimina dores de cabeça em casos de resfriados. Tem qualidades diurética, antidiarreica, expectorante, hemostática e cicatrizante, sendo empregada contra infecções das vias respiratórias superiores (faringite, amigdalite, estomatite), bronquite crônica e como auxiliar no tratamento de úlceras pépticas. Também são empregadas, tanto as flores como as sementes, contra conjuntivite e irritações oculares devidas a traumatismos. As sementes são utilizadas como laxantes e depurativas enquanto as folhas são empregadas internamente no tratamento da diarreia. Utilizada para tratar afecções de pele (acne e cravos), queimaduras e picadas de insetos.

Urtiga: Combate a queda de cabelo e fragilidade das unhas, previne anemia, estimula a secreção láctea, Reduz o teor do ácido úrico, alivia artrose, crises de artrites e gota, também outras manifestações reumáticas, baixa o teor de glicose no sangue, estimulando a irrigação sanguínea em todas as partes do corpo, combate o entorpecimento dos membros, controla hemorragias, trata de problemas no sistema respiratório, como a asma e a bronquite,  é usada no tratamento de irritações na pele e corrimentos;

Verbasco: Pode ser usada para tratamento de bronquite e gripes, infecções no ouvido, eliminação de catarros crônicos, alivio da tosse, tratamento da artrite, de hemorroidas e problemas na próstata. Para os dois últimos casos, deve-se fazer banho de assento e, para quem sofre com problemas de inchaços nas pernas e problemas de circulação periférica, deve ser feito escalda-pés.

Segue abaixo uma lista rápida de chás que vai ser fácil de você fazer para combater e curar:

ervas cura

A partir do momento que buscamos nos curar e fortalecer nosso organismo de forma natural, mais resistente ele se torna e com mais facilidade se equilibra! É engraçado, porque se analisarmos a Medicina Ocidental, percebemos que ela visa muito a cura dos sintomas, mas não busca em um primeiro momento a causa raiz daquele tipo de manifestação de dor e muitas vezes, isso faz com que se perca tempo na cura de algo que poderia ser muito simples mas que por não ter recebido a devida atenção, se torna uma doença ou dor crônica. Já a Medicina Oriental acredita que a melhor forma de tratar doenças é com a prevenção, cuidando do corpo através de exercícios, ervas e plantas para que o corpo esteja sempre forte e saudável. Faça o teste você mesmo e perceba como seu corpo reage a ingestão dessa forma de cura milenar!

Se você já tem conhecimentos de cura por ervas e plantas, compartilha aqui com a gente sua sabedoria também! Lembrando que esse espaço é colaborativo e todos são bem vindos!

O PLANTIO NO JARDIM É LIVRE! SOMOS UM BLOG ABERTO. PARTICIPE!

Ahow ❤ Gratidão Mãe Terra por todos os seus filhos!

Fontes: Vegetall + Plantas que Curam + Paulo das Ervas – Edições e adições por YanRam para O Grande Jardim.

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Leia também:

Anúncios

Sobre YanRam

Capricorniana, com a cabeça nas nuvens e o pés na terra. Parte do mistério do Multiverso. Eterna aprendiz.

3 Respostas

  1. Lhona

    Um belo jardim… quase do Éden, rs. Gratidão pelas informações, utilidades, ajuda, graça, beleza e por fazer parte dos seres que vieram com missão e arregaçaram as mangas sem questionamentos e com amor incondicional. +Luz p/ti.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s