O Tabaco como Erva Sagrada
“Pergunte às plantas da Terra e elas irão te ensinar… Quem, entre todos, não sabe que a Mão do Senhor fez isso?” ~ Jó 12:8-9 O Tabaco é uma dádiva do Grande Espírito, como todas as outras ervas de poder. Exitem lendas e mitos de diferentes tribos que contam que a primeira erva de cura a ser criada pelo Grande Espírito foi o Tabaco e os povos antigos sempre o utilizaram como uma erva curandeira, para nos conectarmos a nós mesmos e à Ele, para obtermos orientação. O Presidente da Ho-Chunk Nation Most e praticamente todas as Tribos Indígenas das Américas, abordam a vida usando a Roda Sagrada, que é orientada através das quatro direções. O Leste representa a direção do Espírito, o Sul simboliza a direção das Emoções, o Oeste é a direção do Corpo e o Norte, a direção da Mente. Pode-se encontrar outras representações das Quatro Direções conforme a tradição. Mas o Tabaco é considerado a Erva Sagrada do Leste. Para muitas Tribos Indígenas das Américas, o Tabaco é considerado a primeira medicina presenteada a nós pelo Grande Espírito. Nas práticas tradicionais, o Tabaco é usado como uma forma de realizar e transmitir as orações e intenções à Deus, como as suas raízes que penetram profundamente o solo enquanto a fumaça sobe aos céus. E o uso do Tabaco como erva sagrada não é fumando, ele é pitado, ou seja, não é tragado. Os povos indígenas acreditam que tudo é vivo e possui um espírito, e assim também é com o Tabaco. Portanto, quando você traga a fumaça de alguma erva, você está prendendo esse espírito dentro de você, e a partir disso, ele também te prende, você o faz de refém e ele faz o mesmo com você. Então, não se traga, ele é pitado de forma respeitosa através de um Cachimbo ou Chanupa, para transmitir nossas orações e intenções, e até mesmo como ferramenta para defumações e limpezas espirituais.
Abordando o Tabaco de Forma Sagrada – A Prática Espiriual
Como o Tabaco é usado para enviar nossas orações, o primeiro passo ao utilizá-lo é rezar. Se sentar silenciosamente e se concentrar para se conectar com o espírito do Tabaco, que se desenvolve e amplia com o tempo, mas o importante focar sua atenção na energia da erva. E então, colocá-lo no Cachimbo ou Chanupa mentalizando o que você precisa curar ou agradecendo o que você deseja agradecer. Por exemplo: Grande Espírito, eu agradeço pela oportunidade de existir nessa vida, de existir neste momento. Ofereço este Tabaco às sete direções – Leste, Sul, Oeste, Norte, Acima, Abaixo e Centro – e à grande espiral da vida. Nesse momento, acendo meu cachimbo e começo a pitar. As sete primeiras pitadas eu uso para me limpar e enviar ao Grande Espírito. Sopro a fumaça três vezes em direção ao meu coração e peço para que ele seja limpo, e então sopro mais três vezes em direção a minha cabeça e peço para que seja limpa, o último sopro é enviado ao Grande Espírito e aos Ancestrais. Feito isso, sigo pitando e sopro a fumaça onde mais eu achar necessário limpar. Em algumas tradições, a forma de segurar com o dedão e o dedo indicador o Cachimbo ou a Chanupa também possui significado. Em reconhecimento ao Grande Espírito (dedão) e ao Divino em todos nós (dedo indicador), e ao elo inquebrável entre os dois (o círculo que é formado com o dedão e o dedo indicador) ao redor do fornilho. Quando termino de pitar, agradeço aos meus ancestrais e mentores antes de esvaziar o Cachimbo. Claro que esta é uma maneira de ritualizar com o Tabaco, você pode desenvolver sua própria conexão e cerimônia com ele.Redefinindo o Relacionamento
“Quanto mais Eu contemplo Deus, mais Deus olha para mim. O quanto mais eu rezo à ele, mais ele pensa em mim” ~ Bernard of Clairvaux Por muitos anos eu fumei cigarro sem sequer imaginar e muito menos sentir sua energia divina de poder, energia de cura e de amor. Mas a partir do momento que me apresentei à ele dessa forma, percebi a grande a diferença entre as atividades de fumar e pitar, e quando eu ainda fumava, não conseguia me relacionar tão bem com a ritualística do rezo do Tabaco e com a sua energia, exigia muita concentração, mas com o tempo, meus hábitos foram mudando, tanto que deixei de fumar e minha saúde melhorou muito, noto grandes diferença desde minha pele até meu olfato. E o que mudou também, foi a conexão com ele, hoje em dia é muito mais forte e fácil de me conectar com o Tabaco, comigo e com o Grande Espírito através desse ritual. Cito meu exemplo aqui na tentativa de motivar você também, porque sei que não é fácil se curar de um vício, mas não é impossível, e de passo em passo, você consegue! Se você deseja cultivar um relacionamento profundo e nutritivo com o Tabaco, comece através do rezo. Não tem que ser da mesma forma como descrito acima, pode ser bem simples com um “Eu te reconheço e te agradeço”. E ir construindo a partir daí. O uso do Tabaco Sagrado pode ser adicionado à qualquer prática espiritual, ou pode ser um poderoso veneno que só te trará malefícios. Como tudo na vida, tudo trata da abordagem que usamos 🙂 Com o passar do tempo, também comecei a fazer fumos alternativos e especiais para vender que variam para cada tipo de pessoa ou situação, fumos de descarrego, outros com propriedades de agregação de energia, relaxantes, etc. São muito saborosos! Caso você queira saber mais ou encomendar o seu, é só chamar no Facebook do Grande Jardim! Deixo aqui este vídeo que conta a mitologia do Tabaco, é muito instrutivos e rico em informação! Está em Inglês. Pesquisei bastante para achar um material confiável e que agregasse de verdade ao estudo, espero que gostem!~~*~~
Espero que esse estudo sobre uso ritualístico, sagrado, cerimonial e ancestral do Tabaco traga luz no seu caminhar e na maneira em que nos relacionamos com as divinas ervas da natureza para nos curar! Ahow, irmãos. Eu agradeço, agradeço, agradeço! ❤ Você gosta do nosso conteúdo? Apoie nosso trabalho doando a quantia que sentir no coração. (campo de doações no fim da página). Esse estudo é uma soma: FractalEnlight., das Rodas de Cura que vivenciei e dos aprendizados passados pela Xamã Célia Moreira. Por YanRam para O Grande Jardim. Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos! Leia mais:
Uau quanta explanação de forma simples e objetiva.
Gratidão por compartilhar
Estudo extraordinário!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gratidão pela leveza de suas orientações!
CurtirCurtido por 1 pessoa
excelente texto…td que estava procurando sobre o tema
Parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
1) quase todo o conteúdo deste site fala só dos malefícios e desgraças do tabaco. A gente esta cansada de escutar sempre o mesmo essas orientações da OMS falando o tabaco faz mal pra saúde ( chega )
2) quem inventou isso de que o cachimbo nao se fuma?? Os anciãos ancestrais sempre, sempre fumavam
3) quando você fuma, você não prende o espírito porquê voce inhala e logo exhala a fumaça para fora
4) mesmo que você prendesse o espírito, ele não tem porque prender você. Não faz sentido nenhum.
CurtirCurtir