São os gênios em potencial os Overthinks? Nova Pesquisa afirma que SIM! Uhuu! o/

ovrrr-700x384

Acho que todo mundo conhece alguém que pensa demais, um overthink. Parece que eles levam uma eternidade para compreender o que precisam fazer. Eles podem até frustrar os outros, mas de acordo com um estudo recente, pessoas com essas características, muitas vezes, as manifestam por serem incrivelmente criativas e desenvolvidas. 

Pesquisadores do King’s College de Londres fizeram conexões entre fatores como a ansiedade e uma forte imaginação. De acordo com o Dr. Adam Perkins, um expert em Neurobiologia de Personalidade afirma:

“Percebi através de meus estudos que se acontecer da pessoa ter uma preponderância de pensamentos negativos auto-gerados, devido aos altos níveis de atividade espontânea nas partes do córtex pré-frontal medial, que regem a percepção consciente de ameaça, e também uma tendência a entrar em pânico mais cedo do que as pessoas comuns, é devido à alta reatividade que existe especialmente nos núcleos basolateral da amígdala, então isso significa que a pessoa pode experimentar intensas emoções negativas, mesmo quando não há nenhuma ameaça presente. Isto poderia significar que, por razões neurais específicas, tem-se uma imaginação muito ativa, que atua como um gerador de construir ameaças e possibilidades”.

Em certo sentido, a preocupação é a mãe da invenção. Quando você pensa sobre isso, faz sentido. Muitos dos nossos maiores avanços ao longo dos anos foram resultado de preocupação.Poder nuclear? Preocupação com energia. Armas avançadas? A preocupação com invasão. Avanços médicos? Preocupação com a doença e a morte.

A imaginação vívida têm ajudado a humanidade melhorar sua essência. Novamente, Dr. Perkins afirma:

“Pessoas alegres, sortudas por definição, não remoem sobre os problemas e isso pode ser uma desvantagem quanto à resolução de problemas em relação a uma pessoa mais neurótica. Usamos a verificação de sanidade útil para a nossa teoria, porque é fácil observar que muitos gênios parecem ter uma descendência que sugere um espectro elevado no neuroticismo. Por exemplo, pense nas histórias de vida de Isaac Newton, Charles Darwin, Vincent van Gogh, Kurt Cobain, etc. Talvez a ligação entre criatividade e neuroticismo fora resumida de modo mais sucinto de todos por John Lennon quando ele disse: ‘Gênio é a dor. ‘”

Neuroticismo é uma dimensão da personalidade que captura as diferenças individuais traçadas na tendência a experimentar pensamentos e sentimentos negativos. Existem teorias estabelecidas para explicar neuroticismo em termos de sensibilidade de ameaça, mas são limitadas, uma vez que não se pode explicar características de neuroticismo que não estão relacionados à ameaça, como criatividade e estados psicológicos negativos experienciados em ambientes livres de ameaças benignas. Nós abordamos esta questão, propondo que o neuroticismo decorre de diferenças individuais traçadas em atividade nos circuitos do cérebro que governam a natureza da auto-geração de pensamento (SGT). Defendemos nossa teoria, pois ela explica não só a associação de neuroticismo com sensibilidade de ameaça, mas também a proeminência dentro da mente neurótica de representações de informações que não estão relacionados com a forma de como o mundo é agora, como criatividade e a não institucional ‘revolta’.

Outros dados da pesquisa:

• Modelos de neuroticismo existentes não podem explicar sua ligação com ambos infelicidade e criatividade.

• Pensamento Auto-gerado (SGT) facilita a criatividade, mas pode causar infelicidade.

• Regiões relacionadas com a ameaça no medial córtex pré-frontal (mPFC) geram SGT de cor azul.

• A alta em neuroticismo pode refletir propensão para SGT decorrente do mPFC: hiperatividade.

Ou seja, se você é daqueles que pensa e repensa, e aí pensa de novo, e de novo, e por aí vai, as vezes se perdendo em tantos ângulos que a realidade nem parece existir, não se preocupe, você é um solucionador!

Fontes: Higher Prespective + Cell + WikiPedia

Tradução: NM

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s