Pense como um ser de ação e aja como um ser pensante

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

vitruvian-chakra-e1438964176593

“Uma era revolucionária é uma era de ação. A era de grandes e boas ações é passado, hoje vivemos a era da antecipação, onde até mesmo o reconhecimento é recebido com antecedência.” ~ Kierkegaard

Podemos transformar essa “era de antecipação” em uma era de libertação e revolução? Podemos sair deste estado inerte, armadilhoso pra mente e alcançar um estado pró ativo de mente aberta e insights?  As probabilidades não estão a nosso favor. Mas mesmo assim, os seres humanos nunca parecem favorecer/ser benevolente a si mesmos.Então poderíamos tentar algo novo.

Um grande passo na direção certa através do conceito “Pense como um ser de ação e aja como um ser pensante”. Em um mundo onde a grande maioria permite que as autoridades pensem por eles, é de importância vital que existam pessoas que tenham a capacidade de pensar por si mesmas e que ajam de forma sábia baseando-se em seus pensamentos. Uma nação de seres não-pensantes inevitavelmente nos leva a uma nação de ovelhas governadas por lobos. Pensar como um ser de ação e agir como um ser pensante é uma forma de transformar nós mesmos de ovelhas a leões que tem o poder de manter os lobos limitados.

Pense como um Ser Humano de Ação

“Nós temos auto-respeito, quando nossas ações resultam de princípios ou convicções profundas ao invés de motivos de conveniência ou de ganho.” ~ Alexander Lowen

A pretensão é mera maquiagem, a ação é o negócio. Mas primeiro há de ser pensado. Pensar como um ser de ação é simplesmente pensar antes de agir, mas com a intenção de agir. Pensar por meio da intenção pró-ativa é a mais poderosa forma de pensamento. Ele prepara o terreno para a escolha, para coincidir com a realização. É o berço de toda descoberta. A sede da imaginação. A angular pedra filosofal. Aqui, a lógica e a razão se unem para o processo criativo. O medo é apenas um trampolim. Como Robert Rowland Smith disse: “A única coisa a temer é a si mesmo, e se você pode controlar isso, então vontade e ação podem coincidir.” Pensando como um humano de ação, você passa a divulgar o mundo com o objetivo de libertá-lo para uma posterior transformação. Sua mente é como um espaço sagrado, um lugar onde se é livre para meditar, pensar profundamente, para conectar pontos que de outra forma não poderiam ser conectados. Através de tais conexões, a ação passa a se manifestar. Como Frank Outlaw diz, “Perceba seus pensamentos, e eles se tornaram palavras. Perceba suas palavras e elas se tornarão ações. Perceba suas ações e elas se tornarão hábitos. Perceba seus hábitos, e eles tornarão o seu caráter. Perceba o seu caráter e ele se tornará o seu destino”. Resumindo, a capacidade de pensar como um ser de ação é a habilidade de questionar as coisas. Questionar nos liberta da prisão de nossas próprias respostas.

Nos liberta para imaginar novas formas de perceber a realidade, nos revelando novas abordagens para o ser um humano em constante evolução, posto em constante mudança no cosmos. O questionamento sincero é profundo e simples, tornando-nos menos presos e mais circunspectos sobre o nosso lugar no grande esquema das coisas. Tal humildade nos leva a reverenciar o vasto universo do nosso mal-entendido, e passamos a ser  menos propensos a agir de forma descuidada e também mudamos a forma de gerenciar as coisas que nos circundam. Como Richard Feynman diz, “As pessoas buscam por certezas. Mas não existem certezas. As pessoas tem medo – como você vive sem saber? Isso não é nem um pouco estranho. Você só acha que sabe, como uma questão de fato. E a maioria de suas ações são baseadas no conhecimento incompleto e você realmente não sabe a causa, ou qual é o propósito do mundo ou conhece uma grande variedade de outras coisas. É possível viver e não saber. “

Aja como um ser pensante

“O caráter não pode ser desenvolvido na facilidade e tranquilidade. Somente através da experiência da provação e do sofrimento que a alma pode se tornar forte e inspirada para atingir seu objetivo” ~ Helen Keller

O ser humano é definido não apenas por o que ele ama, mas também por aquilo que ele odeia. Agir como um ser pensante é atuar com compaixão, empatia e amor. É levar o mundo em consideração, perceber como tudo está conectado e agir interdependente como um ser consciente, e apesar das aparências, todas as coisas são um. Como Brian Cox disse, “Nós somos os cosmos feitos de consciência e a vida é o significado de como o universo entende a si mesmo”. Quando agimos sob percepções do mundo, o chackra do coração vibra magneticamente com o cosmos, o chackra da garganta canta a verdade e o terceiro olho se abre. A mente é despojada de todas as ficções cognitivas, uma xícara vazia pronta para ser preenchida. Estamos aptos para as aprovações e atribulações da ação progressiva. O sofrimento que nos amplia ainda mais o coração, afina o pescoço, e alarga o terceiro olho. Nossa alma é fortalecida, nossa ambição inspirada, e nosso sucesso alcançado. Através de tal sabedoria, vemos como somos uma força da natureza interdependente primeiro, e em segundo, um ser independente.

sense-and-nonsense

Como força da natureza, somos livres para agir como seres pensantes. Nossas ações são  destemidas, mas compassivas, implacáveis, mas não violentas, impiedosa, mas com amor. Tendo-se sobre os ombros de gigantes, somos capazes de ver mais longe do que outros seres e agir em conformidade. Somos capazes de desenhar uma linha na areia e nos declarar contra toda e qualquer pessoa que se aproxime do território. Somos capazes de ficar como um David corajoso contra toda e qualquer tipo de Golias sobrealcance. Nós somos capazes de virar a mesa sobre o próprio poder, livrando a tirania de sua hegemonia. Somos capazes de medir o dilema moral-imoral através de uma dinâmica amoral. Somos capazes de tornar-se fora da lei em um mundo onde a liberdade foi proibida. Nada está fora de nosso alcance. Nada está fora dos limites. A verdade é a nossa forma de surfar as ondas da mudança. E não temos medo de cair, porque nos tornamos hábeis em nadar. Para aqueles poucos de nós que agem como seres humanos de pensamento, o nosso caráter tornou-se o nosso destino e o mundo foi alertado.

Não há tempo para vacilar ou ter medo de decidir. A ação correta é clara, torcia pelo crivo da lei cósmica e divulgada por uma linguagem mais antiga do que palavras. A escolha entre o amor e o medo é clara.  Não temos medo do medo, nós o transformamos em coragem. Ao agir como um ser humano de pensamento, o medo é meramente informação útil, uma ferramenta necessária, um trampolim para o destemido amor. Como Dan Millman disse: “A vida de um guerreiro pacífico não é sobre a perfeição imaginada ou a vitória; é sobre o amor. O amor é a espada de um guerreiro; onde quer que ela corta, dá a vida, não a morte. Da mesma forma, a ação de um ser humano de pensamento é sempre proveniente do amor, seja ele resistente ou passional. O amor é como um leão que mantém o lobo responsável por suas ações. O amor é como um leão que ganha coragem para despertar as ovelhas. “O amor é a coisa toda”, escreve Rumi, “somos apenas pedaços”.

~*~

Somos fragmentos de todo o amor e consciência cósmica! Ame a si mesmo e assim, amará o todo.

Este belo artigo foi escrito por Gary McGee, retirado do Fractal Enlight. e traduzido por YanRam para O Grande Jardim.

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Deixo aqui indicado alguns outros artigos do Jardim que podem complementar seus estudos! Leia também: 

Anúncios

4 opiniões sobre “Pense como um ser de ação e aja como um ser pensante”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s