Cientistas dinamarqueses estão a um passo de ajudar aqueles que sofrem de doenças respiratórias e ainda mudar o cenário de mergulho e surf com a recente descoberta de um poderoso Cristal. Trabalhando na Universidade de Souther Denmark, o grupo de cientistas desenvolveram materiais cristalinos que são capazes de absorver oxigênio tanto do ar quanto da água.
O revolucionário material cristalino pode absorver e armazenar oxigênios de altos níveis de concentração, podendo controlar sua liberação quando se fizer necessário. Essa descoberta pode até mesmo beneficiar mergulhadores, transformando-os em super heróis aquáticos rss, ajudando a explorar regiões mais profundas do oceano, ficando submersos por longos períodos de tempo sem precisar de tanque de ar.
O corpo humano pode funcionar com até 12% do oxigênio do ar que nos envolve, mas e se nós precisarmos mais que isso?

Essa é a pesquisa prioritária da Universidade de Southern Denmark e também está recebendo ajuda dos cientistas da Universidade de Sidney, Austrália.
A Professora Christine McKenzie foi a primeira a liderar o estudo ao lado de Jonas Sundeberg do Departamento de Física, Química e Farmácia da Universidade da Dinamarca.
O estudo envolve cerca de um balde de 10 litros de grãos microscópios, e pareceu ser o suficiente para sugar todo o oxigênio da sala do laboratório. A Prof. Cristine Mckenzie disse:
“Um aspecto importante deste novo material é que ele não reage reversivelmente ao oxigênio – mesmo que absorva oxigênio por um denominado processo de quimissorção seletiva. O material é tanto um sensor, como um recipiente para oxigênio – podemos usá-lo para sugar, armazenar e transportar oxigênio – Como uma hemoglobina artificial sólida “
Um aspecto inesperado para o novo desenvolvimento é o processo de armazenamento de oxigênio, o que acabou por ser completamente natural.
O cobalto metálico, que é o componente essencial para o novo material cristalino, controla o processo de absorção. Ele pode fornecer o material novo com a estrutura molecular e electromagnética que lhe confere a capacidade de roubar o oxigênio do ar.
Cristine Mckenzie explica:
É muito interessante o fato do material poder absorver e liberar oxigênio diversas vezes sem perder suas habilidades. É como mergulhar uma esponja na água, espirrar seu conteúdo e repetir o processo várias e várias vezes.
Ela também ressalta que há diferentes condições que podem influenciar o processo, o que pode impactar o tempo de absorção envolvido. Os resultados gerados serão diferentes versões do mesmo material. Se esse for o caso, diferentes opções para cada ambiente será criado.
O potencial de absorção do material cristalino é sem dúvidas sem limites, e seu impacto pode influenciar em tudo, tanto no campo medicinal até mesmo numa nova forma de exploração espacial.
Fonte: New material steals oxygen from air (Artigo cientifico)
Tradução: NM
Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!
Um comentário em “Cientistas criam cristais que prologam o tempo de respiração embaixo d’água”