Por que a Música Clássica ajuda no crescimento cerebral? (Ou: Será que temos um gene evolutivo em comum com os pássaros?)

birds

Todos nós escutamos isso durante anos e anos  – Ouvir Música Clássica estimula o crescimento do cérebro. Também já foi dito que ajuda os bebês a aprenderem com mais facilidade em seus primeiros anos de vida, como também ajuda o crescimento das plantas. Mas o que tem na Música Clássica de tão especial?

composing-musicQuando se iniciaram as pesquisas cientificas ao redor deste tema foi descoberto que ouvir música afeta um complexo funcional cognitivo dentro da mente humana, no qual induz diversas mudanças neurológicas e fisiológicas. Porém, não sabemos com certeza nada muito além disso sobre o funcionamento específico do estado molecular que a mente entra através do ouvir música.

Agora, um grupo de estudiosos finlandeses se uniram para explorar e descobrir como a música clássica afeta a expressão de genes de ambos perfis de participantes musicalmente experientes e inexperientes. Todos os participantes do estudo ouviram concertos de violino de Mozart Nr 3, G-major, K. 216, com duração aprox. de 20 minutos.

musicgeometry1

Ao ouvir a música clássica podemos notar que o cérebro aumenta sua atividade nos genes responsáveis pela excreção de dopamina ajudando as sinapses e funções de aprendizado e memória. Um dos principais genes reguladores nesse processo é o Synuclein-Alpha (SNCA), e é conhecido como o gene de risco para o desenvolvimento da Doença de Parkinson e também é atribuído ao desenvolvimento musical humano pois está localizado no elo mais forte da aptidão musical, e uma curiosidade, o SNCA também é conhecido por contribuir ao aprendizado dos pássaros cantantes.

Na semana passada na ciência, pesquisadores descobriram evidências do HGT, que significa “Transferência Horizontal de Genes”. É descrito como muitos dos nossos genes, na verdade, não são originalmente nossos, mas que se somam a nós através do ambiente de algumas formas e meios.

Me pergunto se isso poderia significar a possibilidade de uma ponte evolutiva entre os senhores cantores pássaros e nós? Talvez tenha sido o próprio canto dos pássaros que ajudou o nosso cérebro a crescer e a se adaptar à ideias de música e sonoridade. É até mesmo possível que a música tenha surgido com os primeiros de nós ao ouvir o cantarolar do passarinho e se sentir estimulado por ele…

Mas o melhor de tudo isso e que deve ser levado em consideração é que essa descoberta vem com uma pegadinha:

“O efeito foi apenas detectável nos participantes musicalmente experientes, o que sugere a importância da familiaridade e experiência meditativa aos efeitos induzidos pela música”

geometry_of_music5Fascinante, a cada núcleo o efeito estimulado mentalmente só ocorre com mentes já preparadas para tal.

Isso me leva a pensar se quando você ouve uma música nova, pode ser que não esteja experienciando seu efeito mental completo por ainda estarmos construindo os caminhos mentais para se entender o que se está ouvindo. Quanto mais você ouve, mais claro e mais ampla sua experiência auditiva é. Ouvir música é ponte entre o lado esquerdo e direito do cérebro.

O quão profundamente você capta essas vibrações e as interpreta depende de quão bem você as ouve.

E você o que acha? Sobre esse assunto de audição, capitação de frequências e vibrações ainda há muito ser postado aqui no blog, como até mesmo os sons da sílabas criaram o Todo, e como nós podemos ser “regulados” com determinadas frequências sonoras, inclusive algumas que só nos geram confusão e conflito mental. Existem também muitos estudos e testes cientificos que provam como podemos gerar a auto cura através da sonoridade das palavras, conhecimento antigo e ancestral. Em breve falaremos sobre mais esse montão de coisa 🙂 Não deixe de acompanhar ^^

Beijinhos

Tradução por NM

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Anúncios

Uma opinião sobre “Por que a Música Clássica ajuda no crescimento cerebral? (Ou: Será que temos um gene evolutivo em comum com os pássaros?)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s