Mapeamento das emoções revela a forte conexão Mente-Corpo

sensações corporais

Mapeamento das emoções humanas revela o quão forte a conexão mente-corpo realmente é.

Cientistas da Finlândia recentemente usaram métodos topográficos para ver os efeitos que as diferentes emoções causam na temperatura corporal e nas outras sensações do corpo. O que é mais interessante é que após cinco experimentos com mais de 700 participantes, houve um notável grau de precisão entre onde as pessoas disseram que sentiram uma certa emoção em seu corpo e onde a emoção aparecia através da topografia.

De acordo com o Procedimentos da Academia Nacional de Ciências:

“A maioria das emoções “básicas” foram associadas a sensações de atividade elevada na área superior do peito, correspondendo a mudanças na respiração e na freqüência cardíaca. Da mesma forma, sensações na região da cabeça foram vistas em todas as emoções, refletindo ambas as mudanças fisiológicas na área facial como também a temperatura da pele, lacrimejamento etc;. também influencia as mudanças sentidas no conteúdo da mente desencadeadas pelos eventos emocionais. As sensações nos membros superiores foram mais proeminentes na abordagem orientada para as emoções de raiva e felicidade, ao passo que as sensações de atividade na área diminuíam, compreendia-se uma característica de tristeza. Sensações no sistema digestivo e em torno da região da garganta foram vistas graças as emoções de descontentamento ou repulsa. Em contraste com todas as outras emoções, alegria foi associada com sensações mais quentes em todo o corpo.

Então quando você sente amor ou dor, você está literalmente o sentindo além da área do seu coração, e finalmente fomos capazes de provar isso cientificamente. Esse novo estudo poderia nos proporcionar novas ideias para os tratamentos emocionais tais como para a ansiedade, raiva ou depressão?

Emoções coordenam o nosso comportamento e estados fisiológicos durante eventos de sobrevivência e interações prazerosas. Mesmo que muitas vezes estamos conscientes do nosso estado emocional ocorrente, como a raiva ou a felicidade, os mecanismos que dão origem a essas sensações subjetivas permaneceram sem solução. Aqui usamos uma ferramenta de auto-relatório topográfico para revelar que os diferentes estados emocionais estão associados a sensações corporais topograficamente distintas e culturalmente universais; essas sensações podem estar ligadas às nossas experiências emocionais conscientes. O monitoramento através da topografia das emoções e sensações corporais se tornam uma ferramenta única para as pesquisas e pode até mesmo ser um biomarcador para distúrbios emocionais.

Essa forte co-relação entre emoções que são alojadas no cérebro e as sensações que sentimos em nossos corpos demonstra o quão importante é ter sua mente em paz para a boa saúde. Talvez podemos começar analisando as emoções em termos de como as sensações e nossos corpos interagem com o ambiente, ao invés de serem apenas criações feitas pelo cérebro.

“As pessoas enxergam as emoções como algo relacionado a outras pessoas” diz Antonio Damasio, professor na Universidade do Sul da Califórnia. “Mas as emoções também tem a ver com a maneira que lidamos com o ambiente – perigos e oportunidades”. Para que isso ocorra, você precisa do seu corpo da mesma forma que precisa da sua mente.

De acordo com as tradições ancestrais da Índia, emoções são geradas e armazenadas em diferentes sistemas de energia em nosso corpo, conhecido como Chakras. Concluímos que o corpo E a mente atuam na experiência da sensação, podemos agora dar um passo adiante na exploração do por que algumas emoções são universalmente experienciadas nos mesmos lugares nos corpos de todos nós.

Fonte: NPR

A pesquisa completa e seus resultados você pode conferir AQUI.

Tradução: NM

Por favor, lembre-se de compartilhar trechos ou textos completos do blog sempre com os devidos créditos!

Anúncios

4 opiniões sobre “Mapeamento das emoções revela a forte conexão Mente-Corpo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s